sábado, 13 de junho de 2009

Vereda do Pico Ruivo - Encumeada (21 de Junho)

Distancia:11Km
Tempo: 6h

Caracteriza-se por frequentes subidas e descidas.
O clima varia frequentemente, leve agasalho.
Transporte água suficiente para beber.


Partindo da Achada do Teixeira e percorrendo a Vereda do Pico Ruivo com destino à Casa de Abrigo do Pico Ruivo. O início do trilho para a Encumeada começa uns metros acima da Casa de Abrigo do Pico Ruivo. Caracterizado por frequentes subidas e descidas desenrola-se entre os 1800 e os 1000 metros de altitude em direcção à Encumeada.
Oferece paisagens de extrema beleza permitindo aos caminhantes atravessar dois tipos de ecossistemas, ambos integrantes na Rede Europeia de Sítios de Interesse Comunitário - Rede Natura 2000: o Maciço Montanhoso Central e a Floresta Laurissilva.
À medida que irá percorrendo o trilho, transitará do escarpado vulcânico da ilha característico dos andares fitoclimáticos superiores a 1400 m (do urzal de altitude) até aos envolventes cenários cobertos de espécies da floresta Laurissilva como os Tis (Ocotea foetens), os Loureiros (Laurus azorica), os Folhados (Clethra arborea), os Sanguinhos (Rhamnus glandulosa), os floridos Massarocos (Echium candivcans), as raríssimas Orquídeas da Serra (Dactylorhiza foliosa) e as Estreleiras (Argyranthemum pinnatifidum).
Ao longo do trilho encontrará várias furnas escavadas nas rochas como a Furna da Lapa da Cadela onde, antigamente, se abrigavam os homens que por aqui passavam com a principal missão de cortar urzes (Erica scoparia ssp maderensis e Erica arborea) para estacaria, lenha ou para a produção de carvão vegetal.
No cruzamento da Boca das Torrinhas poderá descobrir as panorâmicas sobre os majestosos vales do Curral das Freiras. Com a proximidade da Encumeada a sensação de estar no meio da ilha aumentará pois terá o prazer de contemplar as paisagens a sul (Serra d’Água) e os vales de São Vicente a Norte.

Sem comentários: